31 outubro 2008

AS MÚLTIPLAS FACES DA TECNOLOGIA: ALÉM DAS MÁQUINAS - EVOLUÇÃO DE UM CONCEITO



Na Grécia, a combinação dos termos técne (arte, destreza) e logos (palavra, fala), significam o fio condutor que abria o discurso sobre o sentido e a finalidade das artes.
Na modernidade, propiciou a visão e a reflexão sobre a técnica no sentido que possui na atualidade. O primeiro autor a considerar que a técnica poderia contribuir para o desenvolvimento e bem-estar da humanidade foi Francis Bacon.






É nas sociedades industriais e principalmente nas pós-industriais que a tecnologia se transforma em um fenômeno gerador.



Neste momento, a tecnologia é vendida como progresso, e uma sociedade que optou, explicita ou implicitamente, pela comodidade que a tecnologia lhe proporciona não tem escolha a não ser segui-la.

SABER QUE, SABER COMO.

“A Visão da ciência e da tecnologia tem levado, segundo Mendez (1989, p.27), a que só recentemente tenha surgido uma filosofia da tecnologia.” A filosofia ocidental tem marginalizado a técnica, inibindo, assim, o desenvolvimento de uma filosofia específica, que impôs a distinção entre ciência pura ciência aplicada, identificando esta última com a técnica e, em última instância, com aquele conhecimento suscetível de ser utilizado benigna ou perversamente.
Schaff (1985.p.29) resume esta postura “Nenhum avanço do conhecimento humano é reacionário ou prejudicial em si mesmo, já que tudo depende do uso que o homem fizer dele como ser social: uma mesma descoberta pode ser empregada para alcançar um novo paraíso ou um inferno muito pior que o que conhecemos até agora”.




POSIÇÕES DIANTE DO DESENVOLVIMENTO TECNOLÓGICO: A NECESSIDADE DE CRITÉRIOS PARA AVALIAR O SEU SENTIDO.


A transição da tradição para a modernidade é considerada como progresso por um parâmetro de eficiência intrínseco à modernidade e alheio a tradição. A questão não é que as máquinas tenham tomado o comando, mas que, ao escolher utiliza-las, realizamos muitas escolhas culturais implícitas. A tecnologia não é simples um meio, mas transformou-se em um ambiente e em uma forma de vida: é este o seu impacto substantivo.



OS PARADOXOS DA TECNOLOGIA, NO COTIDIANO.


“A prioridade dada pelos governos à pesquisa cientifica e técnica é uma prova de que são as idéias pertencentes a estas áreas as que parecem que levarão a um avanço da humanidade”.




CARACTERÍSTICAS DA SOCIEDADE TECNOLÓGICA


A sociedade tecnológica caracteriza-se pela realização de uma produção em grande escala: orienta-se para o consumo de massa e para utilização de meios de comunicação de massa. Esta sociedade desenvolve-se à custa do meio natural e configura as estruturas sociais e os modelos de comportamento de forma a que se adaptem as exigências funcionais e pragmáticas da tecnologia.


3 comentários:

Wagner, Vandy, Cristiane, Rinalva, Francisca. disse...

My coments nosso grupo, kd ????

Unknown disse...

E de certo que não devemos temer a presença da tecnologia, pois esta não nos domina, afinal sem os homens e mulheres que a manuseiam a tecnologia nem se quer existiria. Temos é que procurar meios para usá-la de forma adequada. E nisto o texto é bem esclarecedor.

VI Período de Pedagogia - UFMA disse...

A tecnologia nos é uma aliada em todos os nossoprocessos do cotidiano, mas que não está para acabar com os problemas da humanidade, muito menos da educação, mas é necessário o bom uso das tecnologias para que ela não seja repressora e nem total salvadora.