09 setembro 2008

Tecnologia a Serviço da Educação

É notório que vivemos em uma sociedade em que a tecnologia é imprescindível para o seu desenvolvimento sócio-econômico e educacional. Não podemos, todavia restringir o termo tecnologia a instrumentos tecnológicos a exemplo o computador, pois tecnologia também envolve a fala, escrita e o próprio manuseio de tais instrumentos. Segundo Neto (2000, p.5) “Não existe tecnologia absoluta, completa ou definitiva; sempre tem sido possível alcançar soluções cada vez melhores e esta característica tende a permanecer”. Neste sentido podemos afirmar que a tecnologia não é algo estável em constante transformação, sempre em busca da solução ideal.
Podemos afirmar que a tecnologia abrange o conhecimento técnico, científico e as ferramentas que seriam indispensáveis para que tal processo tecnológico ocorra, sendo que as tecnologias mais antigas fazem com que recursos naturais modifiquem-se em ferramentas simples, podendo-se citar a descoberta e utilização do fogo como peça chave para evolução tecnológica do homem.
De uma maneira histórica a tecnologia bem como a educação está fundamentada na diferenciação entre o saber e o poder, no ambiente de divisão do trabalho elas ficam bem definidas, pois o conhecimento fica detido nas mãos daqueles que mandam no processo, enquanto que as obrigações trabalhistas ficam a cargo dos menos favorecidos com o processo, sendo assim a tecnologia não mudou em nada a sua vida, sendo que propiciou mais trabalho sem haver em contrapartida o verdadeiro uso do que seria o fator educativo.
Fala-se então que a educação tecnológica dá-se de diversas maneiras, sendo que podemos citá-las: o uso de aparelhos tecnológicos como - TV, Rádio, Computador x Internet, dentre os cursos que são utilizados para capacitação pessoal do indivíduo que ainda não detêm o conhecimento básico da tecnologia, a utilização destes instrumentos no meio educativo, torna-se de extrema importância, pois é capaz de produzir conhecimento, que será posteriormente aplicado pelo educando no seu meio social. Sendo assim as escolas devem dispor ao educando um contato com estas tecnologias de forma bem acentuada, pois só assim ela irá propiciar uma aprendizagem de qualidade para o indivíduo que precisa adequar-se ao meio social exigido pela sociedade.
Dizia-se que as implantações de tais tecnologias iriam solucionar os problemas educacionais, pensando-se até na substituição completa dos professores, fato este que não passou de uma mera afirmação, pois, por mais que os recursos tecnológicos fossem capazes de tornar os trabalhos mais eficazes, e de fato tornam, nunca poderiam substituir o ser humano, pois não são capazes de agir com o eixo: racional x emocional, que só uma pessoa pode ter.
Por fim, o uso das tecnologias no processo educativo, é de caráter ilimitado, pois nenhuma tecnologia surge do nada, sem a intervenção direta do indivíduo, por isso é necessária uma parceria bem feita, homem x máquina, pois os processos de ensino ocorrem das mais diversas formas possíveis, cabe ao mediador do processo educativo tecnológico, saber direcionar o foco principal da TE.

CARVALHO NETO, Cassiano Zeferino de; MELO, Maria Tais de. E agora, professor? por uma pedagogia vivencial. São Paulo: Instituto Para Formação Continuada em Educação, 2000. Disponível em: . Acesso em: 08 set. 2008.

BRITO, Galucia da Silva; PURIFICAÇAO, Ivonélia da. Informática na educação. Curitiba: Facinter, 2005.