09 setembro 2008

Tecnologia a Serviço da Educação

É notório que vivemos em uma sociedade em que a tecnologia é imprescindível para o seu desenvolvimento sócio-econômico e educacional. Não podemos, todavia restringir o termo tecnologia a instrumentos tecnológicos a exemplo o computador, pois tecnologia também envolve a fala, escrita e o próprio manuseio de tais instrumentos. Segundo Neto (2000, p.5) “Não existe tecnologia absoluta, completa ou definitiva; sempre tem sido possível alcançar soluções cada vez melhores e esta característica tende a permanecer”. Neste sentido podemos afirmar que a tecnologia não é algo estável em constante transformação, sempre em busca da solução ideal.
Podemos afirmar que a tecnologia abrange o conhecimento técnico, científico e as ferramentas que seriam indispensáveis para que tal processo tecnológico ocorra, sendo que as tecnologias mais antigas fazem com que recursos naturais modifiquem-se em ferramentas simples, podendo-se citar a descoberta e utilização do fogo como peça chave para evolução tecnológica do homem.
De uma maneira histórica a tecnologia bem como a educação está fundamentada na diferenciação entre o saber e o poder, no ambiente de divisão do trabalho elas ficam bem definidas, pois o conhecimento fica detido nas mãos daqueles que mandam no processo, enquanto que as obrigações trabalhistas ficam a cargo dos menos favorecidos com o processo, sendo assim a tecnologia não mudou em nada a sua vida, sendo que propiciou mais trabalho sem haver em contrapartida o verdadeiro uso do que seria o fator educativo.
Fala-se então que a educação tecnológica dá-se de diversas maneiras, sendo que podemos citá-las: o uso de aparelhos tecnológicos como - TV, Rádio, Computador x Internet, dentre os cursos que são utilizados para capacitação pessoal do indivíduo que ainda não detêm o conhecimento básico da tecnologia, a utilização destes instrumentos no meio educativo, torna-se de extrema importância, pois é capaz de produzir conhecimento, que será posteriormente aplicado pelo educando no seu meio social. Sendo assim as escolas devem dispor ao educando um contato com estas tecnologias de forma bem acentuada, pois só assim ela irá propiciar uma aprendizagem de qualidade para o indivíduo que precisa adequar-se ao meio social exigido pela sociedade.
Dizia-se que as implantações de tais tecnologias iriam solucionar os problemas educacionais, pensando-se até na substituição completa dos professores, fato este que não passou de uma mera afirmação, pois, por mais que os recursos tecnológicos fossem capazes de tornar os trabalhos mais eficazes, e de fato tornam, nunca poderiam substituir o ser humano, pois não são capazes de agir com o eixo: racional x emocional, que só uma pessoa pode ter.
Por fim, o uso das tecnologias no processo educativo, é de caráter ilimitado, pois nenhuma tecnologia surge do nada, sem a intervenção direta do indivíduo, por isso é necessária uma parceria bem feita, homem x máquina, pois os processos de ensino ocorrem das mais diversas formas possíveis, cabe ao mediador do processo educativo tecnológico, saber direcionar o foco principal da TE.

CARVALHO NETO, Cassiano Zeferino de; MELO, Maria Tais de. E agora, professor? por uma pedagogia vivencial. São Paulo: Instituto Para Formação Continuada em Educação, 2000. Disponível em: . Acesso em: 08 set. 2008.

BRITO, Galucia da Silva; PURIFICAÇAO, Ivonélia da. Informática na educação. Curitiba: Facinter, 2005.

16 comentários:

VI Período de Pedagogia - UFMA disse...

o texto foi interessante por fazer um resgate da evolução da tecnologia desde a pré-história à atualidade,mas faltou enfocar mais o domínio do professor para inovar a sua prática pedagógica com os recursos tecnológico. Sentimos que faltou mais embasamento teórico.



Solange,Ariana, Luzinete e Lourdes

Centro de Ensino Graça Aranha disse...
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Centro de Ensino Graça Aranha disse...
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Centro de Ensino Graça Aranha disse...
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Centro de Ensino Graça Aranha disse...

O texto apresentou de forma bem clara que a tecnologia não se restringe somente a coisas atuais, ela assim como tudo que há, tende a se aperfeiçoar, evoluir. A tecnologia a serviço da educação se revela uma faca de dois gumes, ao mesmo tempo que insere, exclui. O texto produzido pelas meninas e o " menino " fomenta a questão da cautela quando se fala e tecnologia no âmbito educacional.
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obs: BRASIL se escreve com "S"!
KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK

GENILDA, LARISSE, SUSANN E SUSY

Anônimo disse...

Gostei do resgate histórico da evolução da tecnologia e o seu desenvolvimento até aqui. O texto foi bem elaborado. Mas senti falta de exemplos concretos de como usar essa tecnologia em prol da educação. =)

Pedagogia disse...

Gostei do resgate histórico da evolução da tecnologia e o seu desenvolvimento até aqui. O texto foi bem elaborado. Mas senti falta de exemplos concretos de como usar essa tecnologia em prol da educação. =)

PeDaGoGoS disse...

O texto se apresenta de uma forma muito interessante, uma linha histórico-cronológica da utilização da tecnologia a serviço da educação.Gostamos muito!!!

Anônimo disse...

cade as indagações???

Anônimo disse...

ddd

Anônimo disse...

Sem questionamento não há o que questionar.

Acadêmicas do curso de Pedagogia da UFMA - 6º período. disse...
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Acadêmicas do curso de Pedagogia da UFMA - 6º período. disse...

Algo que me chamou atenção no texto de vocês foi a colocação acerca da limitação dos recursos tecnológicos, que necessitam do auxílio humano para funcionarem. O eixo racional x emocional, apresentado por vocês enquanto fator determinante para uso de tais recursos é plausível, pois é de caráter exclusivamente humano.
Porém o acreditamos que o texto deveria ter abordado com ênfase o aspecto positivo do uso das tecnologias a serviço da educação.

Educação e Tecnologia disse...
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Educação e Tecnologia disse...

disse...
Boa síntese, principalmente quando esclarece que as tecnologias não são apenas relacionados à informática, e que as mesmas devem estar sempre a serviço do homem e não o inverso.

Faltou os links.

PeDaGoGoS disse...

Adorei a linha histórica que o texto aborda,As imagens também ficaram bem interessantes.É muito complicado inserir essas novas tecnologias na prática pedagógica de professores que trabalham à 20 anos em sala de aula(tecnofobia)!!!